O início de qualquer relacionamento é mais fácil. Cada descoberta é uma novidade. No entanto, o começo de namoro também é o momento para se pensar como o casal deseja desenvolver aquela relação.
Apesar de tudo ser belo, deve-se tomar muito cuidado nessa fase inicial.
No decorrer do artigo, confira algumas dicas e cuidados a serem tomados, para que você não corra o risco de acabar se machucando, mesmo que seja no inicio do relacionamento.
Início de Namoro
O namoro é uma fase para se conhecer cada vez mais o parceiro ou parceira. E, essa fase inicial do relacionamento às vezes é ofuscada pelos medos e dúvidas dos companheiros.
Em outras situações, a sede de ter obter o máximo do novo amor acaba fazendo com que medidas precipitadas sejam tomadas.
O início de namoro deve ser levado com equilíbrio, todas as atitudes devem levar em conta que essa é uma fase que está iniciando.
Muitos “pintam” esse período como um mar de rosas, mas a verdade é que esse momento é um dos mais delicados da relação, pois ele vai ditar como ela vai se desenvolver.
Cuidados no Início de Namoro
O início de namoro é recheado de demonstrações de amor e carinho. É típico ver casais nesse período vivendo como se nada mais fosse importante. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados nessa fase.
A ansiedade por viver um grande amor, e a sede por ter alguém ao lado, pode cegar as pessoas e impedi-las de ver que, talvez, aquela não seja a melhor maneira de levar o relacionamento.
Para evitar se machucar nesse período algumas dicas pode ajudar.
Não esqueça o individualismo…
- Não Deixe de ser um Indivíduo: O que frequentemente acontece logo no começo do namoro é que o casal passa a agir somente como um casal.
Ou seja, ambos os lados esquecem que eles são indivíduos independentes.
Um namoro não deve ser uma relação de dependência, mas, sim, de compartilhamento. Um indivíduo deve complementar o outro, de modo que um não seja dependente do outro, mas que sejam ainda melhores juntos.
Os “Nãos”…
- “Nãos” existem: Outro erro muito comum nesse período é o mito de que se deve concordar com tudo aquilo que o parceiro ou parceira diz.
Dizer não faz parte do desenvolvimento de um relacionamento saudável, pois estimula o diálogo do casal e o respeito pela opinião do outro.
Ah, o passado….
- O Passado é Passado: Muitos casais acabam brigando logo no início de namoro por conta de coisas que aconteceram no passado.
É preciso lembrar que o que aconteceu antes do relacionamento está exatamente onde devia estar, no passado. Cobrar o companheiro ou companheira por outros namoros não irá ajudar em nada no desenvolvimento da relação.
O casal deve focar no presente e no futuro da união, e não no que antecedeu a ela.
Confiança é necessário…
- Vigiar as Redes Sociais: Indo de encontro com a dica anterior, vigiar as redes sociais do parceiro é um grande sinal de insegurança.
Confiança é a base de qualquer relacionamento, logo, é preciso demonstrar isso tanto na vida real quanto na web.
Um dia de cada vez…
- Viva um Dia de Cada Vez: Essa talvez seja a tarefa mais difícil para muitos. Fazer planos e almejar algo mais concreto é normal para qualquer um. No entanto, é preciso deixar o relacionamento seguir o seu ritmo
Leia também:
- Como esquecer alguém com que se viveu uma grande paixão?
- Como apimentar o relacionamento e não deixar sua vida sexual cair na rotina
- Iniciar uma vida a dois: Como deixar a indecisão e a insegurança de lado
Por isso viva um dia por vez. Planeje o futuro, mas sem atropelar o presente. O início de namoro serve justamente para se conhecer melhor, e ver como o relacionamento irá seguir dali em diante.
Essas dicas servem para dar uma base para quem está iniciando o namoro. Contudo, é preciso levar em conta o modo como o casal deseja desenvolver o relacionamento.
Seja Racional
Apesar do início do namoro ser o momento onde o amor parece tomar conta de todas as atitudes do casal é preciso pensar racionalmente. Amar é essencial, mas não se pode deixar o sentimento tomar lugar da lógica.
É preciso analisar o relacionamento para que ele não fique camuflado por ilusões. Claro que, no início de um namoro, essa cobrança deve ser menor, pois, esse é um momento de experimentação. No entanto, não se pode esquecer de sempre avaliar a união.
Não se Deixe Levar Pelos Outros
Cada namoro acontece em seu tempo. Às vezes um relacionamento de dois meses tem mais intimidade do que um de cinco anos.
A pressão da sociedade, de colegas, e até do próprio parceiro não devem acelerar nada que você não deseje.
É preciso conversar com seu companheiro ou companheira e deixar claro os seus limites, principalmente no início do namoro.
Esse período é destinado para o conhecimento mútuo do casal, logo, é preciso compartilhar todos os seus medos, dúvidas e opiniões.
Deixe um comentário