Se você sofreu um caso de deslealdade dentro do seu relacionamento e com o coração partido resolveu dar uma chance ao parceiro, só não sabe como perdoar…
Este artigo é para você!
Com ele você vai aprender como lidar com a traição no casamento e superar esse momento ruim, para continuar a sua vida.
Como Lidar com Uma Traição no Casamento
A traição no casamento é algo mais comum do que se imagina, não importa quantos anos o casal permaneceu em matrimônio, quais foram os motivos da infidelidade ou até onde alguma atitude é considerada traição.
A deslealdade no relacionamento está ali, e algumas vezes demora a ser descoberta.
- E, quando as cortinas caem, como devemos agir diante da situação?
- Será que o amor consegue superar a dor da traição e abrir espaço para a relação continuar?
Esse tipo de pergunta a gente só consegue responder quando chega nesse ponto e precisa de uma saída.
Acontece que a traição no casamento – e a recuperação dela – dependem bem mais de você do que você imagina!
Diferentes Formas de Traição no Casamento
Devemos notar, antes de mais nada, que existem várias formas diferentes de considerar uma traição no casamento.
Isso porque existem vários níveis entre o emocional e o sexual que podem ser feridos, e alguns casais se importam mais com uns do que outros.
Ou seja, uma traição pode ser uma relação estritamente sexual com uma ou mais pessoas ou uma situação de envolvimento amoroso com o amante.
O “traidor” pode ter tido um caso online, sem nunca ter se encontrado, de fato, com o amante, ou pode nem se quer ter tido algo, mas apenas se apaixonado em segredo por outro alguém.
Leia também:
+ QUEM AMA TRAI? – Revelações inéditas sobre a traição que vão te libertar
Cada pessoa enxerga a traição no casamento de formas diferentes, e o primeiro passo é sempre entender o que te dói mais.
Para algumas pessoas, pode ser mais fácil superar relações que não tiveram envolvimento amoroso entre o traidor e o amante, e você pode usar esse tipo de pensamento se está tentando perdoar alguém.
Quais os Motivos que Levam à Traição no Casamento?
Bom, independente da forma que a traição no casamento aconteceu, ela foi responsável por ferir alguém, ou mesmo as duas pessoas, não é mesmo?
Por isso, você deve também analisar os motivos que levaram à ela. Nem todo mundo trai por maldade ou por falta de amor.
Na realidade, esse é o tipo mais raro de traição.
Na grande maioria das vezes, existe um ou mais motivos, bem lá no fundo, que geraram tudo isso.
Muitas vezes o relacionamento não estava indo bem em algum ponto, e uma das partes resolveu buscar, ainda que inconscientemente, aquilo que não tinha no casamento em outra pessoa.
+ Veja aqui alguns passos para melhorar efetivamente o relacionamento a dois.
E aí a traição no casamento apenas acontece. Quando a pessoa se dá conta, é tarde demais.
Afinal, a escolha da traição é a pior maneira de demonstrar suas necessidades dentro de um relacionamento, pois machuca o outro.
No entanto, se você quer perdoar uma traição, pode ser que essa seja a saída: descobrir a raiz do problema e, se houver solução, vocês podem, juntos, encontrá-la!
Faça uma terapia de casais ou aconselhamento amoroso se for necessário. Acredite, esses métodos podem ajudar e tornar o processo de cura e perdão muito mais rápido.
+ VEJA AQUI: O Segredo para Salvar Definitivamente um Casamento da Crise
Muitas mulheres declararam que seus casamentos melhoraram depois que resolveram perdoar uma traição, pois puderam sentar e conversar com seus parceiros, pela primeira vez, sobre como eles queriam que fosse o relacionamento.
E, para isso acontecer da forma mais saudável possível, você precisa estar aberta para entender os motivos e querer perdoar.
Lembre-se de que você não será menos inteligente ou respeitada se fizer isso.
A traição é, sim, algo dolorido, feio e difícil de resolver, mas sempre existe uma solução. Os casais que decidem encontrá-la não devem se amar menos por isso.
Leia também:
+ Como Estimular o Marido a Conversar sobre os Problemas do Casamento?
+ Estes São os Motivos para Você Arrancá-lo da Sua Vida
Como Lidar e Perdoar uma Traição?
Para lidar com a deslealdade no relacionamento é preciso, em primeiro lugar, descobrir o motivo. Assim, você poderá avaliar se vale a pena ou não correr atrás.
Afinal, pode ser que o seu marido não esteja dando o valor que você merece, e, nesse caso, você será muito mais feliz sem ele.
Se não for o caso e você estiver disposta a perdoar, esteja aberta. Primeiro, leve o tempo que achar necessário para a sua própria cura.
Não é fácil fazer a dor passar, principalmente no início.
O importante nessa hora é não se culpar pelos atos infiéis do parceiro e recordar todos os motivos pelos quais você ainda quer dar uma chance para aquela pessoa.
Com isso em mente, converse com o seu marido, explique como se sente em relação à situação e deixe que ele se explique também.
O diálogo costuma ser a solução para todos os conflitos matrimoniais.
Através dele vocês poderão compartilhar seus sentimentos e encontrar a cura um para o outro!
Leia também:
+ Como melhorar o diálogo na vida do casal de maneira efetiva
Conclusão
A traição no casamento pode doer e parecer uma caminho sem volta, porém, ela normalmente é um aviso para outros problemas que já existiam.
Se vocês estão dispostos a conversar sobre isso e se perdoarem, é possível, sim, haver vida após a traição no casamento!
Por isso, busque a ajuda necessária e não se esqueça de que se abrir nesse momento é essencial.
Deixe um comentário