Se você é daquelas pessoas que, costuma discutir a relação com seu cônjuge em frente as crianças, saiba que está cometendo um grave erro. Este artigo mostra a importância de evitar as brigas na frente dos filhos, alertando ainda sobre os impactos, riscos sérios e danos que isso pode causar para o futuro deles.
Se você tem filho(os), recomendo que leia até o final e conheça as dicas de como agir nessas situações, apenas mudando algumas atitudes simples em relação ao problema apresentado, mas que com elas ajudarão fortemente a saber lidar com a causa.
Brigas de casal na frente dos filhos
Discussões de casais já são complicadas por si só, quando isso acaba envolvendo crianças o problema se torna ainda maior. Discussões na frente dos filhos podem acabar gerando uma série de traumas para seres que ainda estão desenvolvendo sua personalidade e modo de pensar.
Segundo uma pesquisa publicada pelo Journal of Family Psychology, brigas na frente dos filhos podem alterar todo o desenvolvimento das crianças, interferindo no psicológico e no modo como elas lidam com as próprias emoções.
É preciso ter em mente que os pequenos absorvem toda a informação que está ao seu redor. Logo, quando eles presenciam cenas de ódio entre os pais eles poderão levar aquilo como modelo para a vida.
Se um casal está tendo problemas para se relacionar, e não consegue resolver de maneira que não atinja os filhos o ideal é procurar ajuda de especialistas. Profissionais qualificados poderão apontar ações mais eficazes para que os parceiros resolvam seus conflitos.
“ Todo casal passa por crises, todo casamento tem seu momento de luto. Mas… o grande desafio está aí, em superar estas crises e vencer em prol da família e do amor que os uniu. ”
– André de Araújo Campos
Como Evitar as Brigas de Casal na Frente dos Filhos?
Muitas vezes é impossível deixar algo passar dentro de um relacionamento amoroso. No entanto, quando há crianças envolvidas é preciso se ter em mente que nem todo o lugar pode ser o ideal para iniciar uma discussão.
Locais públicos, por exemplo, são totalmente não recomendados para iniciar uma discussão. Isso porque, além de expor a vida do casal para pessoas desconhecidas, os parceiros também estarão expondo seus filhos.
Além disso, algumas ações podem ser tomadas para evitar brigas de casal na frente dos filhos. São atitudes simples, mas que exigem esforço por parte dos pais que podem estar vivendo um relacionamento infeliz.
Confira algumas dicas que funcionam e use-as a partir de agora
- Mostre ao Seu Parceiro que Aquele Não é o Momento Ideal:
Em muitos casos, uma discussão pode ser evitada quando um dos parceiros expõe ao outro que aquele momento é inapropriado por conta da presença das crianças. Não é questão de esquecer o problema, mas, sim, deixá-lo para ser resolvido em uma hora na qual as crianças não estejam perto para não traumatizá-las.
- Não Tome Nenhuma Atitude com Raiva:
O ódio é uma arma perigosa em uma discussão. Ele faz com que as pessoas percam o controle e façam coisas que vão se arrepender posteriormente.Por conta disso, procure sempre respirar fundo e se acalme antes de tomar qualquer atitude.
Pense em como aquilo irá afetar seu filho e o seu relacionamento com ele.
- Procure um Especialista:
Se o casal está tendo dificuldades de se relacionar, e tem medo de como isso possa afetar o desenvolvimento dos filhos o ideal é procurar um terapeuta ou psicólogo.
O profissional saberá como orientar os parceiros a resolverem seus problemas de forma mais pacífica do que com discussões feitas a base de gritos e xingamentos. Além disso, o casal terá um espaço próprio para debater seus problemas, evitando assim envolver os filhos.
Todos os casais têm problemas ao longo do relacionamento. Resolver essas crises é uma tarefa que cabe aos dois e que deve ser feita em conjunto. Dialogar com calma é sempre a melhor solução, pois evita que ambos se machuquem por falas impensadas.
Leia Também:
• Como salvar um relacionamento que caminha para o divórcio
• O que é o Guia Casamento de Sucesso?
• Como apimentar o relacionamento e não deixar sua vida sexual cair na rotina
Não Confunda Brigas com Debates
É preciso deixar claro que há uma grande diferença entre brigar e debater dentro de uma família. As brigas são a discussões raivosas que não levam a lugar nenhum. Já os debates são conversas essenciais para o desenvolvimento do convívio familiar.
Estimular que os filhos participem de conversas desse gênero é excelente para que as crianças saibam ouvir a opinião de outras pessoas, e o modo de lidar com elas.
Coisas como, o próximo passeio, tarefas de cada membro dentro de casa, gostos e coisas que aconteceram ao longo do dia são temas bons para se debater com as crianças.
O Diálogo é a Chave para Solucionar as Crises no Relacionamento
Como em qualquer situação problemática dentro de um relacionamento, dialogar é a chave para solucionar as crises. Isso vale tanto quando o assunto são os pais, como, também, quando é necessário falar com os filhos.
A comunicação facilita o processo de entendimento das crianças. Mas é preciso cuidado no modo de falar com elas. Até os sete anos de idade, os pequenos ainda estão em fase de desenvolvimento de fala e personalidade. Logo é preciso uma paciência e delicadeza ao falar com eles.
O diálogo é uma grande ferramenta para se evitar as brigas de casal na frente dos filhos. Quando há troca de opiniões, de maneira calma e controlada, as chances dos problemas serem resolvidos, antes de tomarem proporções gigantes, aumentam bastante. Por isso, fale e escute o seu parceiro.
Conclusão
Você entendeu a importância de não brigar na frente dos filhos, sabe agora que esta atitude, pode ser traumatizante para a vida deles no futuro.
Os pais são como espelhos para os filhos, eles aprendem o que veem neles. De hoje em diante, evite as brigas e alterações quando eles estiverem por perto.
Saiba que você e seu parceiro ainda podem ser um modelo de casal, daqueles que tem sabedoria para resolver os problemas sem brigas…
O que deve ser aprimorado é a forma como vocês se comunicam, a forma como vocês debatem um problema e buscam a solução para eles.
Dificuldade na comunicação…
Se a maior dificuldade entre o casal é a comunicação, vou deixar um link no final deste artigo para que você conheça e coloque em prática um método poderoso que vai te fazer entender…
…Porque vocês não conseguem dialogar de maneira efetiva e porque todas as tentativas de conversa, geram brigas cansativas e recorrentes na relação.
Com este método, você terá a oportunidade de recomeçar uma nova vida em casal, ter um casamento pleno e saudável e que será um exemplo para os filhos e até mesmo outros casais que passa pelo mesmo problema.
Clique aqui para conhecer este método
Espero de coração ter lhe ajudado, um beijo e mantenha-se firme.
← Voltar para a Página Inicial
Deixe um comentário